sexta-feira, 10 de março de 2017

Quanto custa ter uma Renault Trafic?



Lançada no mercado argentino em outubro de 1989 já como modelo 1990, a Renault Trafic chegou ao Brasil no ano de 1992 pelas mãos da General Motors (por incrível que pareça) devido a um acordo comercial entre as duas empresas.
Até o final de 1994 apenas a GM vendia o veículo, porém a partir desta data a Renault também começou a importar o modelo da Argentina.

Trafic na época que ainda era importada pela Chevrolet
Existiam quatro configurações possíveis para se comprar uma Trafic (independente de qual marca fosse): Passageiros 10 e 13 lugares, Furgão Curto e Longo. 
Mecanicamente falando, três opções de motores estavam disponíveis: a primeira que acabou sendo o mais vendido, era o 2.2 à gasolina com bloco e cabeçote de alumínio, porém com o retrógrado carburador de corpo simples, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada. Por sinal é o mesmo motor do Renault 21. O seu diâmetro era de 88 mm e o curso era de 89 mm o que totalizavam 2165 cm³, a sua taxa de compressão era de 7,7:1 e com isso gerava 13.5 Kgfm a 3500 RPM e 80 Cv a 5000 RPM. As outras duas opções eram á diesel, um 2.1, onde o curso do 2.2 á gasolina era mantido mas o diâmetro caía para 86 mm e o que totalizavam 2086 cm³, a taxa de compressão era de 21,5:1 e com isso gerava 13 Kgfm a 2250 RPM e 68 Cv a 4500 RPM. A outra opção Diesel, era uma versão Turbo desse motor 2.1 que gerava 17.5 Kgfm a 2000 RPM e 80 Cv a 4000 RPM.

Motor 2.2 à gasolina
O câmbio era manual de cinco marchas e a tração era dianteira em todas as versões. A sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos, sendo na dianteira Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira era eixo - rígido com feixe de molas. Os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Em 1998 a Chevrolet deixa de vender a Trafic. A Renault manteve a venda do modelo até o ano de 2002, quando ela foi substituída pela Master.
Os grandes atrativos da Trafic, na minha opinião, é o baixo preço para sua aquisição e o grande espaço para cargas. Em contrapartida, o motor carburado (apesar das mais "novas" terem recebido a injeção eletrônica, a imensa maioria das Trafics que encontramos a venda ainda são carburadas), o péssimo estado de conservação da maioria dos veículos que se encontra e dificuldade/ custo de se encontrar peças pesam contra.


Afinal, quanto custa ter uma Trafic?


Focaremos apenas nas versões equipadas com o motor 2.2 à gasolina, pois como falado anteriormente foi a mais vendida, logo é da versão que encontramos mais exemplares a venda hoje em dia.

Segundo a tabela FIPE, os valores desta versão oscila entre R$ 10.000,00 e R$ 15.000,00. Porém em busca rápida pelos principais sites de anúncios de veículos, que vemos que a partir de R$ 2.000,00 podemos comprar uma Trafic. Claro que a variação de preço está principalmente ligada ao estado de conservação do veículo e sua documentação.

Segue abaixo nossa Cesta Básica de peças, onde sempre foram consultadas quatro opções diferentes da mesma peça, em diferentes estabelecimento para chegarmos a um valor médio. Não foram consultados preços de peças usadas ou remanufaturadas, somente peças NOVAS.


  • Filtro de ar - R$ 47,64
  • Filtro de óleo - R$ 28,24
  • Filtro de Combustível - R$ 24,91
  • Correia Dentada (kit com tensionador) - R$ 369,48
  • Amortecedores (jogo 4 unidades) - R$ 900,00
  • Para-choque Dianteiro - R$ 205,77
  • Farol (unidade) - R$ 185,62
  • Lanterna (unidade) - R$ 58,24
  • Retrovisor Lado Esquerdo - R$ 163,55
  • Pastilha (jogo) - R$ 47,22
  • Disco de Freio (par) - R$ 178,82
  • Kit de embreagem - R$ 981,28
  • Velas - R$ 49,99
  • Cabos de Vela - R$ 69,20
  • Rolamento da Roda Dianteira - R$ 92,49
  • Óleo de motor (litro) - R$ 24,37
  • Pneu (unidade) - R$ 337,99
  • Palheta - R$ 40,77
  • Lona de Freio - R$ 83,75
  • Bomba d’água - R$ 202,12
  • Bandeja Dianteira - R$ 347,16
  • Maçaneta Externa Lado Esquerdo - R$ 53,64
  • Bomba de Combustível - R$ 153,47
  • Radiador - R$ 1.066,66
Está é a "Cesta Básica" de peças da Renault Trafic. Está dentro de seu orçamento? Deixe sua resposta nos comentários.
Att. Matheus Lima

Painel da Trafic
Trafic Furgão teto alto
As Trafics mais baratas que encontramos à venda, normalmente estão nesse estado de conservação. Foto por Carro Cultura.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Olá, tenho duas, uma 95 e outra 98, são perfeitas e totalmente originais a gasolina e as peças se procurar bem, encontra sim, com preços muito bons inclusive na própria autorizada Renault(que compartilha com as da chevrolet deste modelo). A trafic cabe em qualquer lugar ao contrario de muitas vans por ai... O mau estado de conservação se da ao descaso dos próprios donos e funcionarios que usam o veiculo até não poder rodar mais como fazem com animais de carroça.Esta atitude prova que é um veiculo muito bom, resistente e que se cuidar o básico não te deixa na mão nunca e dura muito. Muitos mecanicos ainda torcem o nariz quando pede-se uma orçamento para trocar alguma peça mostrando de novo o despreparo e falta de conhecimento de muitos aventureiros "mexanicos". Hoje com a internet não existe fronteiras para se conseguir alguma peça caso esta não se encontre nas lojas comuns de carros populares. Tenho as minhas a mais de 10 anos e trabalho todos os finais de semana carregando meus equipamentos por todo estado e nunca,nunca tive problema algum. As trocas de oleo e demais peças que tem sua vida útil estão sempre em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Concordo plenamente. O carro é bom, mas infelizmente sofreu com os donos/ mecânicos porcos, que acabaram criando a má fama do carro. Abraços

      Excluir
  2. Verdade o carro e bom eu tive ama fiquei com ela 10 anos nunca me deixou na mão eu recomendo,como o amigo aí falou os mexanicos colocaram mà fama um abraço fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma 97 com 130mil e nunca me deixou na mão.

    ResponderExcluir