Lançada no mercado argentino em outubro de 1989 já como modelo 1990, a Renault Trafic chegou ao Brasil no ano de 1992 pelas mãos da General Motors (por incrível que pareça) devido a um acordo comercial entre as duas empresas.
Até o final de 1994 apenas a GM vendia o veículo, porém a partir desta data a Renault também começou a importar o modelo da Argentina.
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Trafic na época que ainda era importada pela Chevrolet |
Existiam quatro configurações possíveis para se comprar uma Trafic (independente de qual marca fosse): Passageiros 10 e 13 lugares, Furgão Curto e Longo.
Mecanicamente falando, três opções de motores estavam disponíveis: a primeira que acabou sendo o mais vendido, era o 2.2 à gasolina com bloco e cabeçote de alumínio, porém com o retrógrado carburador de corpo simples, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada. Por sinal é o mesmo motor do Renault 21. O seu diâmetro era de 88 mm e o curso era de 89 mm o que totalizavam 2165 cm³, a sua taxa de compressão era de 7,7:1 e com isso gerava 13.5 Kgfm a 3500 RPM e 80 Cv a 5000 RPM. As outras duas opções eram á diesel, um 2.1, onde o curso do 2.2 á gasolina era mantido mas o diâmetro caía para 86 mm e o que totalizavam 2086 cm³, a taxa de compressão era de 21,5:1 e com isso gerava 13 Kgfm a 2250 RPM e 68 Cv a 4500 RPM. A outra opção Diesel, era uma versão Turbo desse motor 2.1 que gerava 17.5 Kgfm a 2000 RPM e 80 Cv a 4000 RPM.
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Motor 2.2 à gasolina |
O câmbio era manual de cinco marchas e a tração era dianteira em todas as versões. A sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos, sendo na dianteira Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira era eixo - rígido com feixe de molas. Os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Em 1998 a Chevrolet deixa de vender a Trafic. A Renault manteve a venda do modelo até o ano de 2002, quando ela foi substituída pela Master.
Os grandes atrativos da Trafic, na minha opinião, é o baixo preço para sua aquisição e o grande espaço para cargas. Em contrapartida, o motor carburado (apesar das mais "novas" terem recebido a injeção eletrônica, a imensa maioria das Trafics que encontramos a venda ainda são carburadas), o péssimo estado de conservação da maioria dos veículos que se encontra e dificuldade/ custo de se encontrar peças pesam contra.
Afinal, quanto custa ter uma Trafic?
Focaremos apenas nas versões equipadas com o motor 2.2 à gasolina, pois como falado anteriormente foi a mais vendida, logo é da versão que encontramos mais exemplares a venda hoje em dia.
Segundo a tabela FIPE, os valores desta versão oscila entre R$ 10.000,00 e R$ 15.000,00. Porém em busca rápida pelos principais sites de anúncios de veículos, que vemos que a partir de R$ 2.000,00 podemos comprar uma Trafic. Claro que a variação de preço está principalmente ligada ao estado de conservação do veículo e sua documentação.
Segue abaixo nossa Cesta Básica de peças, onde sempre foram consultadas quatro opções diferentes da mesma peça, em diferentes estabelecimento para chegarmos a um valor médio. Não foram consultados preços de peças usadas ou remanufaturadas, somente peças NOVAS.
- Filtro de ar - R$ 47,64
- Filtro de óleo - R$ 28,24
- Filtro de Combustível - R$ 24,91
- Correia Dentada (kit com tensionador) - R$ 369,48
- Amortecedores (jogo 4 unidades) - R$ 900,00
- Para-choque Dianteiro - R$ 205,77
- Farol (unidade) - R$ 185,62
- Lanterna (unidade) - R$ 58,24
- Retrovisor Lado Esquerdo - R$ 163,55
- Pastilha (jogo) - R$ 47,22
- Disco de Freio (par) - R$ 178,82
- Kit de embreagem - R$ 981,28
- Velas - R$ 49,99
- Cabos de Vela - R$ 69,20
- Rolamento da Roda Dianteira - R$ 92,49
- Óleo de motor (litro) - R$ 24,37
- Pneu (unidade) - R$ 337,99
- Palheta - R$ 40,77
- Lona de Freio - R$ 83,75
- Bomba d’água - R$ 202,12
- Bandeja Dianteira - R$ 347,16
- Maçaneta Externa Lado Esquerdo - R$ 53,64
- Bomba de Combustível - R$ 153,47
- Radiador - R$ 1.066,66
Está é a "Cesta Básica" de peças da Renault Trafic. Está dentro de seu orçamento? Deixe sua resposta nos comentários.
Att. Matheus Lima
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Painel da Trafic |
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Trafic Furgão teto alto |
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As Trafics mais baratas que encontramos à venda, normalmente estão nesse estado de conservação. Foto por Carro Cultura. |
Olá, tenho duas, uma 95 e outra 98, são perfeitas e totalmente originais a gasolina e as peças se procurar bem, encontra sim, com preços muito bons inclusive na própria autorizada Renault(que compartilha com as da chevrolet deste modelo). A trafic cabe em qualquer lugar ao contrario de muitas vans por ai... O mau estado de conservação se da ao descaso dos próprios donos e funcionarios que usam o veiculo até não poder rodar mais como fazem com animais de carroça.Esta atitude prova que é um veiculo muito bom, resistente e que se cuidar o básico não te deixa na mão nunca e dura muito. Muitos mecanicos ainda torcem o nariz quando pede-se uma orçamento para trocar alguma peça mostrando de novo o despreparo e falta de conhecimento de muitos aventureiros "mexanicos". Hoje com a internet não existe fronteiras para se conseguir alguma peça caso esta não se encontre nas lojas comuns de carros populares. Tenho as minhas a mais de 10 anos e trabalho todos os finais de semana carregando meus equipamentos por todo estado e nunca,nunca tive problema algum. As trocas de oleo e demais peças que tem sua vida útil estão sempre em dia.
ResponderExcluirBoa tarde! Concordo plenamente. O carro é bom, mas infelizmente sofreu com os donos/ mecânicos porcos, que acabaram criando a má fama do carro. Abraços
ExcluirVerdade o carro e bom eu tive ama fiquei com ela 10 anos nunca me deixou na mão eu recomendo,como o amigo aí falou os mexanicos colocaram mà fama um abraço fica com Deus
ResponderExcluirTenho uma 97 com 130mil e nunca me deixou na mão.
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