No fim da década de 80, o nome Fox não remetia ao compacto
que conhecemos hoje. Nessa época até meados da década de 90, VW Fox era o nome
dado para o Voyage e a Parati exportados para a América do Norte.
Cerca de 200.000 veículos foram comercializados por
lá, e eles possuíam cerca de 2 mil modificações em relação
aos carros brasileiros. Em 1988, o interior do Voyage/Parati nacionais passou a
ser como os modelos exportados, com adoção do famoso painel satélite.
O Fox trazia duas versões: Sedã com duas ou quatro portas, e
perua com duas portas. Ambas as versões eram equipadas com nosso famigerado
motor AP de 1800 cilindradas, porém com sistema de injeção Bosch KE-Jetronic de
apenas 1 injetor. Todas as versões possuíam câmbio manual de 4 marchas, sendo
apenas a versão GL equipada com transmissão de 5 marchas. Direção Hidráulica e
Câmbio Automático não existiam nem como opcionais.
Nos EUA, o motor foi ajustado para 81 cavalos, e consumo
médio de cerca 10 km/l. De 1990 a 1993, os modelos americanos puderam contar
com o sistema de injeção Bosch Digifant, de quatro injetores, um para cada
cilindro. Já os canadenses sempre tiveram disponível apenas o modelo KE-Jetronic.
Em 1991 a Volkswagen realizou reformulações estéticas
deixando-os semelhantes aos modelos vendidos no Brasil (famosa frente
"Chinesinha"), com pequenas alterações no Parachoque e nas
tonalidades das lanternas traseiras. Nesse mesmo ano a versão SW e o 2 portas,
são descontinuados, ficando apenas a versão 4 portas que sobreviveu até o ano
de 1993.
Nas fotos podemos ver dois belos exemplares, uma Fox Wagon
1988 e um Fox 4 portas 1991, flagrados durante o evento Bubble Gun Treffen.
Texto: Vitória Ribeiro
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