domingo, 11 de setembro de 2016

Volkswagen Fox



No fim da década de 80, o nome Fox não remetia ao compacto que conhecemos hoje. Nessa época até meados da década de 90, VW Fox era o nome dado para o Voyage e a Parati exportados para a América do Norte.
 Cerca de 200.000 veículos foram comercializados por lá, e eles possuíam cerca de 2 mil modificações em relação aos carros brasileiros. Em 1988, o interior do Voyage/Parati nacionais passou a ser como os modelos exportados, com adoção do famoso painel satélite.
O Fox trazia duas versões: Sedã com duas ou quatro portas, e perua com duas portas. Ambas as versões eram equipadas com nosso famigerado motor AP de 1800 cilindradas, porém com sistema de injeção Bosch KE-Jetronic de apenas 1 injetor. Todas as versões possuíam câmbio manual de 4 marchas, sendo apenas a versão GL equipada com transmissão de 5 marchas. Direção Hidráulica e Câmbio Automático não existiam nem como opcionais.
Nos EUA, o motor foi ajustado para 81 cavalos, e consumo médio de cerca 10 km/l. De 1990 a 1993, os modelos americanos puderam contar com o sistema de injeção Bosch Digifant, de quatro injetores, um para cada cilindro. Já os canadenses sempre tiveram disponível apenas o modelo KE-Jetronic.
Em 1991 a Volkswagen realizou reformulações estéticas deixando-os semelhantes aos modelos vendidos no Brasil (famosa frente "Chinesinha"), com pequenas alterações no Parachoque e nas tonalidades das lanternas traseiras. Nesse mesmo ano a versão SW e o 2 portas, são descontinuados, ficando apenas a versão 4 portas que sobreviveu até o ano de 1993.

Nas fotos podemos ver dois belos exemplares, uma Fox Wagon 1988 e um Fox 4 portas 1991, flagrados durante o evento Bubble Gun Treffen.















Nenhum comentário:

Postar um comentário