domingo, 18 de setembro de 2016

Citroen XM



Lançado em maio de 1989, o XM era a grande novidade na categoria luxo da Citroën. Pela primeira vez um carro de linha possuía suspensão hydractive que combinava sensores eletrônicos com a flexibilidade do poder hidráulico, por isso o primeiro a combinar prazer em dirigir com segurança ativa.
Originalmente foi lançado em três versões, mas em outubro a linha ganhou também um modelo a diesel, chegou a oito versões com três tipos de equipamentos e cinco diferentes motorizações.
Em 1990 o Citroën XM foi votado “Carro do Ano”, somando 14 prêmios no mundo todo.
O sistema de suspensão hydractive 2 foi adotado em 1993. Este sistema mudava automaticamente de um tipo de suspensão para o outro, tendo a opção “Normal” e “Sport”. Toda a linha também passou a ter janelas do motoristas equipadas com o sistema “one-touch” alarmes perimétrico e volumétricos. A linha chegou a 31 modelos diferentes.
No ano 2000, a produção do Xm foi encerrada.
Aqui no Brasil, o Citroën Xm, veio por importação oficial a partir do início da década de 1990. Durante os ano que foi trazido, seu preço variou entre os 70 mil e os 100 mil dólares.


Infelizmente, hoje em dia, o preço do Xm, esta muito aquém do carro que ele é. Devido a idade do veículo, o baixo número de unidades no país (apenas 536 unidades) e a dificuldade de se encontrar peças, culminou com uma drástica desvalorização do veículo (cena que ocorre com quase todo carro francês). Por menos de 10 mil reais você adquire um Xm em excelente estado.
Porém, apesar da desvalorização financeira, o Citroën Xm é um carro clássico e épico, que trouxe inúmeras inovações para a área automotiva, e deixou uma legião de fãs espalhados pelo mundo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário