Nesse post, eu vou falar um pouco, sobre como funciona o sistema de suspensão ativa, que equipa alguns carros da Citroën desde a década de 1950.
Esse sistema de suspensão ativa dispensa o uso de molas e amortecedores. O que faz a função deles é uma esfera metálica "oca" de coloração verde. Em seu interior existem duas câmaras. Para dividi-las, a Citroën adotou um diafragma com capacidade elástica. Em uma câmara, é armazenado o gás nitrogênio, que fica isolado e recebe os esforços vindos do trabalho da suspensão. No outro lado, fica armazenado o fluido hidráulico que possui ligação com o reservatório e bomba de alta pressão. A coloração "verde fluorescente" desse fluido é característica.
Em todo o sistema, são utilizadas seis esferas (câmaras). Elas são posicionadas da seguinte maneira: uma em cada parte superior dos telescópios dianteiros, uma na posição central dianteira, outra na central traseira e mais duas que ficam ao lado dos braços da suspensão traseira. Apesar de estarem interligadas pelo sistema hidráulico, seu funcionamento é inteligente e em certos momentos podem ficar isoladas umas das outras.
Algumas vantagens do sistema são a capacidade de regular a altura do veículo no momento em que for necessário, por meio do toque de um botão, o conforto ímpar, a correção automática de inclinação da carroceria em curvas (controle antirrolagem) e controle da altura traseira em frenagens bruscas (antimergulho).
As desvantagens do sistema são a dificuldade em obter informações e esquemas elétricos sobre o seu funcionamento, disponibilidade de peças (dependendo do item, é necessário efetuar o pedido junto a uma concessionária da marca e aguardar o recebimento), desgaste prematuro devido à pavimentação em más condições encontrada no Brasil, entre outros detalhes isolados.
Esse sistema teve no Citroën Xm em 1989. Também foi utilizado no Bx e no Xantia. Mais tarde o C5 e o C6 também adotaram esse sistema. Na verdade esse sistema, começou na década de 50 no Ds, porém naquele tempo ele era um sistema hidráulico pneumático. Com o tempo a Citroën foi aperfeiçoando esse sistema, até chegar no Hydractive, que foi lançado junto com o Xm.
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