Lá vamos nós para a segunda etapa dessa saga!
Após a compra do carro, talvez devido a minha inexperiência, acabei confiando demais em informações fornecidas por terceiros e nos cuidados que o antigo proprietário tinha com o carro.
Falo isso, pois após a compra da Parati fiquei praticamente zerado de grana. Comecei a usar o carro, sem ter feito uma revisão de itens básicos, como correias, óleo e filtros. Nesta época eu trabalhava na finada Controlar S/A (empresa que realizava o serviço de inspeção veicular ambiental para os veículos emplacados na cidade de São Paulo), e a Parati era emplacada em São Paulo, porém eu iria transferi-lá para Cotia onde resido. Alguns "sabichões" que trabalhavam comigo afirmaram que para eu transferir o carro precisava estar com a inspeção veicular Ok. Sem buscar a veracidade dessa afirmação, paguei a taxa e me desloquei até o centro de inspeção do Jaguaré. O carro passou quase zerado na emissão de poluentes, porém estranhamente foi reprovado por a marcha lenta estar em 1230 RPM segundo o aparelho que foi realizado o teste, sendo 1200 RPM o limite. Conhecendo todo o processo de inspeção, discordei do resultado, pois o carro tinha a marcha lenta estável e nem estava "acelerado" a ponto de perceber os 1230 RPM. Voltei para casa e fui trabalhar com o carro. Falando com os "amigos" de trabalho sobre a reprovação, falaram que era só regular o carburador e até se propuseram a ajudar. No fim do expediente, me ajudaram a "regular" o carburador e assim remarquei a inspeção. Nessa segunda vez, em todos os parâmetros de análise de poluentes o carro foi reprovado, assim como a marcha lenta também estava acima do limite de 1200 RPM.
Nesse momento tive minha primeira decepção com o carro. Ainda estava com minha Permissão para Dirigir, e como não havia transferido o carro em 30 dias levaria a multa por averbação. O licenciamento do carro ficou atrasado, e para não correr o risco da Parati ir para o Pátio, logo de cara já fiquei quase dois meses sem rodar com ela, esperando minha carta definitiva chegar.
Aproveitei esse período para resolver a regulagem do carburador. Porém, mais uma vez, acabei confiando em pessoas erradas. Levei o carro a um "mexânico", que logo de cara condenou meu carburador, alegando que o mesmo estava empenado e por isso não era possível regulá-lo. Aceitei a opinião do tal mexânico, e fui atrás de um carburador novo. Sem conhecer muitas opções, por indicação de um conhecido comprei um carburador recondicionado de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, localizada na Zona Sul de SP. Mas verdade seja dita, esse carburador "novo" nunca foi bom. Quando se acertava em alta, morria em lenta e vice-versa. Minha carta saiu, e fui andando com o carro assim, mesmo sabendo que não estava 100% acertado.
O consumo de álcool era absurdo, coisa de 4 km/l na cidade, lembrando que é uma Parati AP 1.6 Carburador Weber 450 Mini-Progressivo, e não um Opala 6 cilindros. Nessa época a Controlar encerrou suas atividades, e consequentemente fiquei desempregado. Continuei andando com o carro assim por uns 6 meses. Porém depois de um tempo quando eu desligava o carro, o carburador continuava gotejando combustível e acabava afogando o carro. Na hora de ligar era uma briga, e por umas três oportunidades, só foi possível funcionar o veículo dando um tranco. Sem dinheiro para dar a devida atenção na Parati, somado ao meu desemprego o carro ficou mais uns bons meses encostado na garagem.
Nesses 6 meses mencionados acima, fiz a maior das cagadas que muitos fazem: cortei as molas. Cortei 3 elos na frente e 3 elos na traseira. Esteticamente o carro ficou mais bonito (na minha opinião), mas funcionalmente falando ficou horrível. O carro quica demais, fora que as molas viviam saindo dos pratos, o que era um risco eminente de acidente.
Na próxima etapa de nossa história, vocês verão como estes problemas foram solucionados e outros problemas que apareceram.
Abraços, Matheus Lima!
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Com as molas cortadas |
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Mesmo deixando o carro encostado em casa, de vez em quando ia abastecer e calibrar os pneus. Aproveitei para colocar essa Placa Amarela e ver a reação dos populares. |
Eu conheço esse celta ai
ResponderExcluirHAHAHA Celta nave
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